Mosquito da Dengue e Dengue
O Aedes aegypti mede menos que um centímetro, é escuro com listras brancas e costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde (dentro ou fora de casa). Sua picada não dói e nem coça.
O que é a Dengue
A dengue é uma doença febril causada por um vírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Principalmente com a chegada do verão e com o início da temporada das chuvas, a dengue volta a ser uma ameaça a saúde pública no Brasil, porque as altas temperaturas favorecem a reprodução mais rápida e, consequentemente, o aumento da quantidade de mosquitos.
Transmissão
O mosquito transmissor da dengue adaptou-se às áreas urbanas e vive, preferencialmente, dentro das casas ou perto delas. A fêmea deposita seus ovos em recipientes com água parada dando origem às larvas que, após uma semana, transformam-se em mosquitos adultos. De 10 a 14 dias depois de picar alguém infectado, o mosquito pode adquirir o vírus da dengue, que carregará durante o resto da vida. O Aedes aegypti procria em grande velocidade e vive, em média, 45 dias.
Sintomas
Dengue clássica: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele, náuseas, vômitos, tonturas, cansaço, moleza, e dores no corpo, nos ossos e nas articulações.
Dengue hemorrágica: além dos sintomas da dengue comum, há outros que agravam o quadro: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva, sonolência, agitação, confusão mental, dificuldade para respirar, perda de consciência e manchas vermelhas na pele.