Moscou - 1910/1930
"O recorde de temperatura de 25 de dezembro de 1910 foi ultrapassado por 0,4 graus".
1910 – primeira guerra mundial
Não refeita da derrota contra o Japão, a Rússia lançou-se numa aventura contra o exército alemão, equipado pela mais poderosa indústria bélica da época. No final de 1916, o exército russo estava próximo da ruptura Perdera cerca de 5 milhões de soldados, entre mortos, feridos, doentes ou aprisionados pelos inimigos. Na falta de soldados experientes, foram convocados camponeses jovens, arrimos de família, gerando descontentamento no campo e preocupações na frente de batalha. Em princípios de 1917, o exército russo era uma enorme massa de soldados cansados, maltrapilhos, famintos e desarmados, desejosos da paz e enraivecidos com o imperador. Essa inquietação nofront combinou-se com saques de armazéns, com o aumento do movimento grevista nas cidades e com invasões de terras pelos camponeses a Rússia estava à beira de uma revolução interna muito mais séria e radical do que a de 1905.
Revolução Russa 1917
No verão de 1918 , finalmente, formou-se um governo de partido único, e deu-se início a Guerra Civil Russa, entre bolcheviques e anti-bolcheviques. Com o fim da Guerra Civil criou-se as condições para a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). fim do czarismo e o início de uma nova política sob o controle do partido bolchevique liderado por Lenin.
A guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em abril de 1918 e terminou em 1921. Durante este período,exércitos e milícias de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema. As partes em conflito incluiram ex-generais czaristas, republicanos liberais (os Cadetes), o Exército Vermelho (bolchevique), milíciasanarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista) e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi