Mosaico Romano em Portugal
O Islâmismo, religião cujo fundamento se baseia no espíritual e temporal. O livro no qual o Islâmismo se ordena é o Alcorão, este que contêm as leis, pertencendo assim ao “magistério legislativo”.
Na comunidade Islâmica tudo é regido pelo o Alcorão, isto é, a vida e tudo o que envolve a vida como por exemplo a arte. No Islâmismo o mais importante na arquitectura é a mesquita. A planta de uma mesquita pode-se reduzir a um recinto, este que têm como nome de “sahn”. Este recinto é por norma rectângular. As mesquitas estão sempre viradas para Meca. No centro da mesquita, onde há um pátio existem vários estanques (mîdâ) para recolher as água, para purificar as águas, porém muitas das vezes também existem fontes. Em Jerusalém em Gubbat as-sajra existem arcos de médio ponto, imitação bizantina.
Durante o século IX novas formas de arco surgem: o arco de “herradura”(manfîkh) e o arco apuntado (mahmûz). O arco de “herradura” é possivelmente inspirado nos modelos bizantinos típicos da Siria, e o arco apuntado é de tradição persa. As colunas foram tomadas de monumentos antigos e só depois é apareceram as pilastras quadradas, rectângulares ou com forma de cruz (cruciforma).
As mesquitas Yâmi ou mesquitas-catedrais que servem de oração às sextas tem um púlpito chamado “minbâr”, onde o pregador fala para todos os fieís.
A mesquita muitas das vezes apresenta-se aos visitantes como uma massa fechada, com pouca perspectiva. Esta esta rodeada de lojas onde as pessoas practicam o pequeno comércio, onde vendem todo o tipo de mercadoria e entre os quais abrem-se portas que permitem a entrada para o edíficio. Porém dentro deste esquema os estilos arquitectónicos são comuns.
Uma tipo de mesquita diferente das comuns são as mesquitas com a planta cruciforme, em que quatro lîwân que se dispõem formando os quatro braços da cruz isto em torno de um pátio central. Um exemplo deste tipo de mesquita é a mesquita-madrasa e esta