Mortos pela fome
Segundo a FAO(Organização das Nações Unidas para Agricultura e da Alimentação) os conflitos armados são uma das principais causa da fome no mundo,pois o dinheiro necessário para providenciar alimento,água,educação, saúde e habitação de maneira suficiente para todos, durante um ano, corresponde a quantia gasta em menos de um mês na compra de armas. Além disso, os conflitos armados presentes em muitos países em desenvolvimento causam graves perdas e destruições em seu sistema produtivo primário.
Os problemas decorrentes da inadequada utilização da terra também é um fator para a explicação da fome em um país, principalmente nos países subdesenvolvidos, pois a maioria deles não conseguiram livrar-se do colonialismo econômico que ainda predomina nas relações internacionais, sendo assim nesses países ocorre a escassez de alimentos básicos para o mercado interno fazendo com que o preço deles elevem-se e dificulta a sua aquisição por grande parte de sua população de baixa renda.
Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança tenham o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição”, mas o que vemos não é bem isso, e sim a falta de alimento para a comunidade, pois as elites consolidam o próprio governo, favorecendo mais a si mesmos do que a população. O que as tais elites governamentais esquecem é que é dever delas garantir e providenciar alimentos suficiente para uma vida sadia e ativa a todos independente da classe social a qual o indivíduo pertença .
Sendo assim, percebe-se que a fome é um problema de governo que pode ser solucionado por medidas