Mortalidade por leishmaniose visceral: aspectos clínicos e laboratorias.
MORTALIDADE POR LEISHMANIOSE VISCERAL: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAS.
Discentes: Rafaela Faria Santos;
Thais Cardoso do Nascimento.
Docentes: Marina Clare Vinaud;
Ruy de Souza Lino Junior.
Goiânia, 11 de novembro de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
MORTALIDADE POR LEISHMANIOSE VISCERAL: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS.
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de
Biomedicina por contribuição do Instituto de
Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG como requisito de nota parcial para a conclusão da matéria de Metodologia Científica.
Goiânia, 11 de novembro de 2011.
MORTALIDADE POR LEISHMANIOSE VISCERAL: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAS
Objetivo geral: Esse projeto teve como objetivo geral contribuir com a redução da mortalidade, bem como auxiliar profissionais da saúde no manejo clínico dos pacientes portadores desse agravo.
Objetivo específico: Investigar as características clínicas e laboratoriais dos casos que evoluíram para o êxito letal em hospitais de Campo Grande, MS, nos anos de 2003 a 2008.
Justificativa: Tal projeto de pesquisa foi desenvolvido visto que, a leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica de ampla distribuição geográfica, caracterizada pelo alto potencial de letalidade, principalmente em hospitais de Campo Grande, MS, nos anos de 2003 a 2008. E com o mesmo pode-se investigar as características clínicas e laboratoriais, visando identificar, alertar e tratar os portadores da doença assim que aparecerem os sintomas constatados no projeto de pesquisa, contribuindo assim para a redução da taxa de mortalidade.
Objeto: Com a ausência de uma pesquisa que relate as características clínicas e laboratoriais dos portadores que evoluíram para o êxito letal, dificulta a ação dos profissionais perante pacientes portadores desse agravo, ficando assim, os pacientes mais propensos à morte.
Goiânia, 11 de novembro de 2011.
MORTALIDADE POR