morsa
Introdução
As máquinas a vapor foram criadas, quando surgiu uma necessidade enorme de drenar as minas subterrâneas para extração de minérios. Os cientistas que mais se destacaram nessa busca pela inovação foram: Denis Papin, Thomas Severy, Thomas Newcomen, e aquele que fez a melhor invenção dentre todas essas James Watt.
Objetivo
Analisar a máquina a vapor para consolidar as aulas teóricas sobre o funcionamento do motor vapor e suas principais partes como a caldeira fogo tubular ou flamo tubular, a válvula carretel, o sistema de movimentação da roda (biela manivela), válvula de segurança e o regulador de Watt.
Metodologia
Estudo do protótipo de uma locomotiva a vapor no laboratório de motores.
Acende-se o carvão no queimador da caldeira para iniciar o aquecimento da água e transforma-la em vapor. Este vapor saí da caldeira e entra em uma câmara movimentando assim o pistão em um sentido até encher essa câmara de vapor. Quando a câmara está cheia, a válvula carretel é chaveada e se movimenta no sentido contrário, ou seja, no sentido de encher a outra a câmara e assim sucessivamente. Esse movimento de “vai e vem” é transmitido por uma biela até um excêntrico, que faz com que a roda gire e produza torque. Os detalhes de cada item do sistema estão descritos em material empregado.
Material empregado
Caldeira Fogo Tubular
Este tipo de caldeira funciona com a passagem de ar quente e fogo dentro de tubos que aquecem a água que fica fora dos tubos e dentro do vaso de pressão. Exemplo abaixo:
O calor é gerador através da queima de carvão no queimador que fica localizado na parte inferior da caldeira. As cinzas geradas por ele são eliminadas por um compartimento inferior chamado cinzeiro.
Válvula de segurança
Esta válvula é acionada quando a pressão chega a um determinado valor, ou seja, ela regulada, neste caso através da pressão de uma mola, para abrir liberando vapor a partir de uma pressão