Mormaii
CASO MORMAII
O Empreendedor
Nos anos 70 o Brasil era um país com o litoral pouco explorado, onde o surf era um estilo de vida praticado somente por algumas pessoas.
As ondas da cidade de Garopaba, em Santa Catarina no sul do Brasil, fizeram com que o médico pediatra recém formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Raymundo - conhecido como Dr. Morongo - se mudasse de Porto Alegre para esta pequena vila de pescadores no sul do estado de Santa Catarina.
Morongo - “É um apelido antigo. Eu tinha tantas sardas no rosto que parecia um morango. E também era meio mocorongo. Aí virei Morongo.”, recém-casado se instalou para clinicar no posto de saúde local e criar seu filho numa praia tranqüila. Sua diversão era surfar nas horas vagas. Com o frio de inverno pediu para uma tia costurar um macacão de lã, mas era impossível permanecer nas águas devido à baixa temperatura, então o médico costurou uma roupa de neoprene na garagem de sua casa. Com isso os amigos começaram a solicitar encomendas, surgindo ali a Mormaii no ano de 1975. O nome é derivado da junção do apelido de seu criador - Morongo - com o nome de sua ex-mulher, Maira e "i" dobrado, deriva de Hawaii. A marca só foi registrada no INPI (Instituto nacional da propriedade Industrial) em 1979.
A Empresa e o Negócio
Mormaii é uma empresa brasileira com faturamento estimado de R$230 milhões, presente em aproximadamente 50 países, com a marca mais conhecida no mercado de surf do Brasil. A empresa que iniciou com uma pequena fábrica de roupas de neoprene para atender a demanda local, hoje é o maior fabricante de artigos para esportes náuticos da América Latina.
Com a criação de Morongo, os surfistas puderam obter suas roupas sem depender das marcas estrangeiras, até os pescadores adquiriram os produtos evitando o frio das águas.
As vendas da Mormaii aumentaram com o Regime Militar no poder, pois o Brasil foi alvo da política protecionista fechando o