Morgan - 8 metáforas
Para Morgan – organizações precisam desenvolver processo de adaptação as situações de mudança que o desenvolvimento tecnológico requer. Ressalta que, visualizar a organização por meio de metáforas, torna possível o entendimento das organizações, contribuindo para o surgimento de novas idéias para a teoria das organizações. Porém as metáforas podem auxiliar na compreensão parcial e inexistente.
As principais metáforas vêem as organizações como:
1)Máquina - mostra que as empresas são planejadas e organizadas como aparelho próprio para comunicar movimento ou aproveitar e por em ação um agente natural, ou seja, como um instrumento ou utensílio.
Ponto forte é a produtividade, eficiência e eficácia que são valores fundamentais. É uma estrutura fechada e estática.
2)Organismo, a empresa é enxergada como um organismo vivo em constante mutação, interagindo com o seu ambiente na tentativa de satisfazer suas necessidades e adaptar-se nas circunstâncias ambientais.
3)Cérebro – pode ser vista como um sistema de processamento de informações capaz de aprender a aprender depende da habilidade de permanecer aberto às mudanças que estão ocorrendo no ambiente e à habilidade de desafiar hipóteses operacionais com certo grau de abertura e autocrítica nada familiar aos moldes mecanistas, e através da aprendizagem, num processo que estimule flexibilidade e criatividade, recriar-se. Tem mudanças de atitudes e valores
4)Cultural - delineia o caráter da organização. Assim, a cultura corporativa pode facilitar ou dificultar a atividade organizacional, pois, uma mudança efetiva depende de mudanças nos valores que devem guiar as ações.
Tem seus hábitos, costumes, linguagem, histórias e mitos que reflete na cultura da empresa, e no modo da empresa ser reconhecida no mercado.
5)Sistemas Políticos – É baseada em interesses, muitas vezes divergente e desagregadores, se unem com propósito de satisfazer as suas necessidades básicas.
6)Prisão Psíquica