Morfologia
1) Defina morfema nominais.
São morfemas adicionados aos nomes, ou seja, substantivos e adjetivos, e servem para indicar as flexões nominais de gênero e número.
2) Para que serve o morfema de gênero? Eles se aplicam a quais classes de palavras?
Morfema de gênero serve para dividir os nomes substantivos em masculinos e femininos. Aplicam-se aos substantivos e adjetivos.
3) Que diferença há entre o gênero dos substantivos e os dos adjetivos?
O gênero dos substantivos é lexical, evidenciando o léxico no dicionário, e não é flexional. Já o gênero dos adjetivos admitem uma flexão, em concordância com o substantivo que determinam. Este gênero tem um “status” morfológico flexional.
4) O gênero é uma característica só do substantivo? Explique e exemplifique.
Não, pois em determinados sufixos derivacionais tem uma função adicional de verdadeiros atribuidores de gênero, chegando alguns desses prefixos a mudar o gênero do substantivo derivante. Ex.: o jacaré bravo / a pobre escola.
5) Quais os sufixos formadores de substantivos femininos? E dos masculinos? Para cada um, dê dois exemplos (diferentes do texto).
Femininos ada Menino/meninada – cachorro/cachorrada aria Pão/padaria – barbeiro/barbearia esa/essa Português/portuguesa – Frances/francesa ia Mercado/mercearia – armeiro/armaria
Ina/inha
Marinheiro/Marinha – gato/gatinha
Masculinos al Mata/matagal – ão Boca/bocão – ario eiro
Justiça/justiceiro – io 6) No processo derivacional o sujeito muda o gênero do substantivo? Dê exemplos diferentes dos apresentados no texto.
Não necessariamente o sufixo tem que mudar o gênero do substantivo primitivo.
Ex.: carvão/carvoeira; prisão/prisioneira.
7) Como o professor de português deve ensinar o feminino dos substantivos terminados em -ão? Por quê?
Deve ser demonstrado aos alunos, que nem todas as palavras podem ser flexionadas para outro gênero, pois algumas possuem apenas um, o que acabaria