morfologia e fisiologia animal ii
1 – A) É a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originada de um estímulo externo. É resposta motora para tipos específicos de estímulo. B) São 5 componentes básicos necessários para sua função normal:
Receptor sensorial, Neurônio sensorial (via aferente), centro integrador (medula), Neurônio motor (via eferente) e órgão efetor (músculo esquelético). C) um receptor sensitivo responde a um tipo especifico de estimulo; a condução do impulso nervoso de receptor sensitivo por um neurônio sensitivo para os terminais, que estão localizados na substância cinzenta do SNC. Uma região da substância cinzenta, age como um centro integrador. Os impulsos desencadeados pelo centro integrador distribuem-se para fora da medula espinhal ao longo de um neurônio motor, para a parte do corpo que responderá. A parte do corpo que responde é o efetor.
2 - O SN somático é composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Sua principal função é inervar a musculatura esquelética, responsável pelas ações voluntárias. O SN autônomo é a parte do SN que está relacionada ao controle da vida vegetal, ou seja, controla funções como respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. Os componentes básicos são os músculos cardíacos, lisos e as glândulas. As subdivisões do SNA que têm ações involuntárias são a simpática e parassimpática.
3 – Fusos musculares são receptores musculares que mantêm o tônus muscular e têm influência direta na capacidade do alongamento muscular. Órgão tendinoso de Golgi são proprioceptores que estão encapsulados nas fibras tendinosas, sendo sensíveis ao estiramento. Detecta a variação da força (tensão) muscular. Induzem o relaxamento do músculo.
4 – Os axônios do encéfalo