Morfologia textual
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
RENATA SILVA ARAUJO
RESUMO: OS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO
São Luís
2014
RENATA SILVA ARAUJO
ANDREA GARCEZ DE FARIAS
RESUMO: OS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO
Resumo do texto de autoria de
Humberto Mariotti trabalhado em sala de aula.
São Luís
2014
Os Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo
Para se iniciar a prática do pensamento complexo é necessário diferenciar cognição e conhecimento. O primeiro é o ato de adquirir conhecimento, enquanto que o segundo é resultado da cognição. Os operadores cognitivos têm como objetivo estabelecer práticas de raciocínio diferente das habituais. Levando a resultados diferentes dos comuns.
Ao longo do tempo diversos autores de diferentes disciplinas estabeleceram diferentes tipos de operadores cognitivos. Edgar Morin os relacionou e procurou trabalhar interligando-os e sem opor o pensamento linear (considerado o "pensar mal") do pensamento sistemico (o “pensar bem"), onde um complementa o outro.
A prática do pensamento complexo segundo Morin caracteriza-se por circularidade entre o individual e o coletivo, interdisciplinaridade e até mesmo individualidade do ser humano. Não se deve pensar q eles atuam isolados e sim em conjunto, sabendo-se que em determinadas circunstâncias podem até funcionar sozinhos.
Com o tempo a prática passa a fazer parte do executando, levando-o ao autoconhecimento, capacitando-o a pensar e refletir os múltiplos aspectos de uma mesma realidade. Refletindo sobre situações que aparentemente não possuem ligação.
Os operadores cognitivos do pensamento complexo são circularidade, autoprodução, dialógica,o operador hologramático, integração sujeito-objeto, ecologia da ação
Operador fundamental, também chamado de recursividade. Aqui é