Morfologia substantivos
O João joga futebol com o Francisco. Mal chegou a casa, o Francisco comeu uma sandes e bebeu um sumo. Agora faz os trabalhos de casa.
Verbos palavras que exprimem uma actividade / acção, um processo ou um estado situando-os no tempo.
O João joga futebol. pertencem a uma: classe aberta classe fechada classe invariável classe variável
O João está feliz. de palavras
de palavras
que flexiona em tempo, modo, pessoa, número e varia em aspecto.
TEMPO Verbos: flexão em tempo
Tempo verbal é uma categoria gramatical que indica o momento em que se realiza a actividade / acção ou o estado expresso pelo verbo. A actividade / acção ou o estado decorre: ANTES Pretérito
Mais-que-perfeito
AGORA Presente
DEPOIS Futuro
Perfeito
Imperfeito
momento em que se fala
TEMPO Verbos: flexão em tempo
Futuro Presente Pretérito a acção ou o estado decorre após o momento em que se fala.
O João jogará futebol. O João joga futebol.
a acção ou estado decorre no momento em que se fala.
a acção ou estado decorreu antes do momento em que se fala...
Perfeito
... e foi concluída.
O João jogou futebol. O João jogava futebol quando a mãe o chamou. Enquanto a mãe fazia o jantar, o João jogava futebol.
... mas não foi concluída.
Imperfeito
... dando a ideia de duração ou continuidade da acção.
Mais-que- ... anterior ainda a uma acção ou estado já passado. -perfeito O João encontrou a carteira que perdera .
Ficha 1
MODO Verbos: flexão em modo
Modo é a forma que os verbos tomam para indicar a maneira como a pessoa que fala encara a realização da actividade / acção.
O João joga futebol. - encara a acção como dependendo de uma Modo CONDICIONAL condição. O João jogaria futebol se tivesse uma bola. - encara a acção como uma possibilidade ou um Modo CONJUNTIVO desejo. Espero que o João jogue neste jogo. - exprime uma ordem, um conselho ou um Modo IMPERATIVO pedido. João, atira a bola. Modo INFINITIVO - exprime a ideia