morfologia_interna
3082 palavras
13 páginas
1 de 8http://www.den.ufla.br/Professores/Luis/Disciplinas/morfologia_interna.htm
Zoologia dos Invertebrados Superiores
Prof. Responsável : Simão Vasconcelos
CLASSE INSECTA : MORFOLOGIA INTERNA E
FISIOLOGIA
APARELHODIGESTIVO
Os alimentos dos insetos podem consistir de qualquer tipo de matéria orgânica, viva, morta ou em decomposição. Alguns insetos alimentam-se de madeira, lã, penas, papel e outros materiais diversos que os mamíferos não podem assimilar.
Entretanto, como nos outros animais, a fonte final de matéria e energia é carboidrato, gordura e proteína. O sistema digestivo é portanto modificado para adaptar-se às diferentes dietas. Muitas espécies possuem simbiontes intestinais para auxiliar a digestão.
O aparelho digestivo dos insetos é formado basicamente por um longo tubo que percorre seu corpo no sentido longitudinal, desde a boca até o ânus, denominado canal digestivo ou alimentar. O espaço entre o canal alimentar e a paredes do corpo é chamado hemocele ou cavidade geral, e é grandemente ocupado por sangue (hemolinfa). O comprimento e a complexidade do tubo alimentar dependem do hábito alimentar do inseto. Por exemplo, em lagartas esse tubo é simplificado, enquanto em alguns insetos sugadores (Ordem Hemiptera: Homoptera), ocorrem especializações que maximizam o aproveitamento da seiva vegetal pelo inseto.
De maneira geral, o tubo alimentar é diferenciado em 3 regiões principais (Fig. 1), o intestino anterior ou estomodéu, o intestino médio, ou mesêntero, e o intestino posterior, ou proctodéu. Válvulas entre as três divisões principais do canal alimentar regulam a passagem do alimento, e impedem que o alimento volte de uma região para outra. Curiosamente, larvas de certos insetos (ex. abelhas) não têm conexão entre o mesêntero e o proctodéu, e só podem eliminar os excrementos quando chegam à fase adulta.
Quase todos os insetos tomam o alimento pela boca. O intestino anterior inicia-se na cavidade oral e termina na válvula cardíaca. É geralmente