Morfologia Interna: Piranha Preta
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PESQUEIRAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA
MORFOLOGIA INTERNA DE PEIXES – Piranha - Serrasalmus rhombeus
Vanildo Neto
Bruno Moreira
MANAUS – AM
DEZEMBRO – 2013
INTRODUÇÃO
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Characiformes
Família: Characidae
Subfamília: Serrasalminae Nome científico: Serrasalmus rhombeus Nome comum: Piranha / Piranha preta
A Piranha Preta Serrasalmus rhombeus é um peixe da ordem Characiforme, pertencente a família Characidae, A Piranha Preta é um peixe de escamas, com corpo romboide, um pouco comprimido. Possui mandíbula saliente e dentes afiados. Tem coloração uniforme, variando do cinza ao preto nos indivíduos adultos. Os jovens são mais claros com manchas escuras. Pode alcançar 40 cm de comprimento e pesar até 4kg. É a maior piranha da Amazônia.(Ferreira et al., 1998). É um peixe carnívoro, alimentando-se de peixes e invertebrados. Pode atacar alguns animais terrestres. Seus ataques são agressivos e frenéticos, sendo considerada um predador voraz, com dentes afiados e apetite insaciável.
(Planquette et al., 1996).
Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.
A Piranha Preta habita rios de água branca ou escura e alguns riachos e lagos. Em certas áreas, pode habitar também florestas inundadas.
(Saint-Paul et al., 2000). Sua reprodução ocorre durante a estação chuvosa.
(Lowe-Mcconnell, 1975),
O relatório teve como objetivo descrever as características morfológicas do aparato digestivo da Piranha Serrasalmus rhombeus proveniente de feiras livres de Manaus, Am.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram adquiridos de feiras livres da cidade de Manaus, dois exemplares de piranhas, intactos, frescos, poucas horas antes de sua evisceração. Os peixes foram transportados para o Laboratório de Matérias Primas Aquícolas (LAMPAQ). De cada exemplar foram