morfologia humana
Criança, 1 ano e 6 meses,sexo feminino, foi levada ao consultório médico acompanhada dos pais.Eles relatam que a criança nasceu de parto natural, com auxílio de uma parteira. Afirmam que a filha sempre foi sadia, no entanto, desde o nascimento, notaram que ela apresentava um dedo a mais em ambas as mãos. Por isso buscaram assistência médica para saber se existe algum procedimento cirúrgico para correção. O médico fez o pedido de exames radiológicos necessários para avaliar a viabilidade da correção cirúrgica. Posteriormente foi realizado procedimento cirúrgico, com ressecção do dedo supranumerário.
Figura 1. Imagem da palma e dorso da mão direita evidenciando polidactilia.
Figura 2. Radiografia da mão direita, em AP, com seis dedos completamente formados
Figura 3. Imagem durante o ato operatório com a resseção do dedo supranumerário (A) e aspecto final (B)
Com base no caso clínico acima responda as perguntas que seguem
O que é Polidactilia?
Conceitue o que é considerado "normal" em anatomia.
Diferencie variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
De acordo com os conceitos mencionados nas questões 2 e 3, como você classificaria o caso deste paciente?
Para a realização do procedimento cirúrgico o paciente foi posicionado em decúbito dorsal. Defina "decúbito" e "ortostatismo".
Conceitue Posição Anatômica.
Os exames diagnósticos usados na prática clínica baseiam-se em imagens corporais realizadas em diversos planos anatômicos existentes. Defina os Planos e Eixos do corpo humano.
O dedo extranumerário encontra-se na borda medial da mão. Descreva todos os termos de relação, lateralidade e posição utilizados para o estudo do corpo humano.