Morfologia dos angiospermas
De
Biologia
Morfologia
Dos
Angiospermas
Raiz:
Morfologia interna:
As raízes são normalmente órgãos subterrâneos que realizam a fixação dos vegetais no solo, são aclorofiladas (com ausência de pigmentação fotossintética) e responsáveis pela absorção de água e sais minerais.
A morfologia externa de uma raiz:
Em sua extremidade (região terminal) encontramos uma estrutura resistente na forma de cone (coifa ou caliptra) que protege a região meristemática primária (tecido de crescimento), seguida por uma zona de alongamento (zona lisa) responsável pelo crescimento, em comprimento, das células radiculares.
Acima da zona lisa, observamos a presença de pelos absorventes (zona pilífera), região que proporcionalmente aumenta a área de absorção de nutrientes. Na região suberosa, onde as células são cobertas de suberina (substância impermeabilizante), ocorre uma pré-seleção dos solutos que devem ser absorvidos. Nessa, localiza-se a zona de ramificação, onde emerge as raízes laterais, suporte para os vegetais.
Tipos de raiz:
Raiz aprumada, raiz axial, raiz pivotante, raiz perpendicular ou raiz primária - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. E também possui ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese. A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.
Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira - gramíneas e outras hipocotiledóneas têm um sistema de raiz fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmetro. Esse sistema de raízes é denominada de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e não surge como os ramos da primeira raiz, como no caso das raízes axiais; em vez disso, consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a