Morfologia de sementes
Departamento de Agronomia
Área Fitotecnia
Pré-Avaliação
Disciplina: Tecnologia de Produção de Sementes A
Curso: Agronomia
Turma: SA-1 Turno: Manhã
Professora: Valderez
Alunos: Arlan Clímaco,
Sérgio Rogério.
Recife, 05 de Setembro de 2011.
Respostas
1)
a) as autógamas: São plantas que realizam preferencialmente autofecundação (taxa de autofecundação acima de 95% e de alogamia abaixo de 5%). Ex: Tomate, feijão.
b) Plantas alógamas: São plantas que realizam preferencialmente polinização cruzada (taxa de alogamia acima de 95% e de autofecundação abaixo de 5%)
c) Planta monóica: São plantas que apresentam flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo.
d) Planta dióica: são aquelas que possuem flores diclinas distribuídas em indivíduos diferentes.
e) O tubo polínico penetra no óvulo pela micrópila e atinge o saco embrionário. A essa altura o núcleo vegetativo degenerou e os dois núcleos espermáticos (gametas masculinos) iniciam o processo de fertilização. Um núcleo espermático formará o zigoto ao se juntar com a oosfera, o outro funde-se com os núcleos polares, formando um núcleo triplóide. Após a fertilização, ocorre intenso desenvolvimento do óvulo, que origina a semente. Acompanhado o desenvolvimento do óvulo, o ovário também cresce e transforma-se no fruto. Então, normalmente com significativa participação do fruto, as sementes já podem ser propagadas e, em condições favoráveis, o embrião se desenvolve e organiza uma nova planta, fechando o ciclo reprodutivo.
f) É o transporte do grão de pólen até o estigma.
g) É o óvulo desenvolvido após a fecundação, contendo o embrião, com ou sem reservas nutritivas, que dará