Morfologia de folha
Esse órgão é uma expansão lateral do caule, é laminar e tem simetria bilateral. Sua inserção é nodal, isto é, no nó do caule e tem gemas em suas axilas. A folha pode ter origem na gêmula do embrião da semente ou, de forma exógena, como expansões laterais do caule.
É constituído por limbo, parte laminar e bilateral; pecíolo, haste sustentadora; bainha, base alargada que abraça o caule; estípulas, par de apêndices que se formam de cada lado da base foliar. A folha é considerada incompleta quando falta uma dessas partes.
-------------
A folha pode ser peciolada, quando há pecíolo fazendo sua conexão com o caule, ou séssil, sem pecíolo. Sendo séssil, pode abraçar o caule, denominada folha amplexicaule; ou seu limbo se desenvolve, circundando o caule, chamada folha perfoliada; duas folhas opostas podem se desenvolver dessa forma, as folhas adunadas.
Algumas folhas são fenestradas, isto é, com perfurações no limbo. Nas Gramineaes, ocorrem folhas invaginantes, em que a bainha envolve o caule em grande extensão. O pecíolo pode fazer mimetismo e assemelhar-se ao limbo quando este é ausente. Heterofilia é o polimorfismo, isto é, a diferença entre folhas normais de uma mesma espécie. Pecíolo alado é quando este tem expansões aliformes foliáceas laterais.
Nas folhas compostas, o pecíolo dos folíolos é chamado de peciólulo. Algumas espécies têm um pseudocaule, constituído de restos da bainha, densamente superpostas. As folhas que tem movimentos de curvaturas (nastias) os tem devido a uma porção espessa da base foliar, chamada pulvino ou pulvínulo.
Limbo:
A face superior do limbo é