Morfologia bacteriana
Campus Erechim
Morfologia Microbiana: bactérias, leveduras e fungos filamentosos
Erechim – RS
2014
INTRODUÇÃO
Os microrganismos são organismos unicelulares que só podem ser vistos em microscópios. São encontrados em todos os lugares do meio ambiente, como na superfície terrestre, em fundos de oceano na atmosfera.
A partir da descoberta e do inicio dos estudos dos microrganismos ficou evidente que a divisão dos seres vivos em reinos animal e vegetal não eram suficientes.
Com isso, em 1866, o zoólogo e professor E.H Haeckel, sugeriu que fosse feita a criação de mais um reino, na qual, foi chamado de reino protista, que engloba bactérias, algas, fungos e protozoários. Esse grupo de microrganismos foi dividido em duas categorias: procariontes e eucariontes.
Os microrganismos vivem e se multiplicam onde tiver mais alimentos, umidade e temperatura dentro da faixa de vida.
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização morfológica de fungos filamentosos, bactérias e leveduras.
1 PROCARIOTOS
Segundo Tortora, os procariotos compõe um vasto grupo heterogêneo de organismos multicelulares. Incluem bactérias e arquibactérias. Os procariotos possuem estrutura interna simples, sem organelas envoltas por membranas. O DNA é um cromossomo circular. A parede celular contém, na maioria dos casos, um polissacarídeo chamado peptideoglicana. Geralmente, a divisão ocorre por fissão, onde o DNA é duplicado e a célula se divide em duas.
2 EUCARIOTOS
De acordo com Tortora, a célula eucariótica é mais complexa que a célula procariótica, quando se fala de estrutura. Os microrganismos eucariontes possuem DNA e tem seu núcleo envolto por uma membrana. As células possuem organelas cobertas por membranas, como por exemplo, os lisossomos, mitocôndrias e o complexo de golgi.
Os organismos eucariontes são: fungos, plantas, protozoários e animais superiores. 3 BACTÉRIAS
As bactérias são