Morfologia bacteriana, coloração de gram
Morfologia: As células bacterianas são caracterizadas morfologicamente quanto aos seguintes aspectos:
Tamanho: as bactérias são microscópicas, mdeindo desde 0,3 por 0,8Um até 10 por 25Um. Sendo assim, não conseguimos visualizá-las a olho nú, precisando do uso de microscópio óptico comum, A aplicação de aumneto maior (microscópio eletrônico) só é útil no estudo das estruturas bacterianas.
Forma: as bactérias podem ser classificadas quanto à forma em três grupos básicos:
Cocos - células esféricas;
Bacilos - células cilíndricas, em forma de bastonetes;
Espirilos- células espiraladas. Algumas células se comportam como bacilos curvos que podem ser denominados víbrios.
Entre as bactérias espiraladas existem as espiroquetas, que são células flexíveis que se movimentam por rotação e flexão.
Arranjo: grupamentos bacterianos. Dependendo do plano e do número de divisões através das quais as bactérias continuam unidas, podem aparecer os seguintes arranjos:
1- Cocos:
a) Divisão em um plano
- pares: diplococos (pneumococos)
- cadeias: (estreptococos)
b) Divisão em dois planos
- tétrades.
c) Divisão em três planos
- feixes cúbicos (sarcina)
-desorganizadamente: cocos em cachos (estafilococos)
bacilos e espirilos: apresentam-se, em geral, como células isoladas, porém, ocasionalmente, pode-se observar: bacilos as pares (diplobacilos) ou em cadeias (estreptobacilos). Após a divisão de algumas bactérias, podem ocorrer movimentos característicos. Por exemplo: um movimento em chicotada pode levar as bactérias a posições paraleslas. Divisões repetidas e seguidas desses movimentos determinam disposições "em paliçada", características dos bacilos difitéricos.
Coloração de Gram
Esta coloração é muito utilizada porque a maioria das bactérias cora-se por este método, permitindo observar sua morfologia e fornecendo informações a respeito do comportamento do materias celular diante de corantes básicos (corantes de Gram).