morfofisiologia
A espermatogênese tem início na fase embrionária, com a migração das células primordiais para a região dos futuros testículos, estas células diferenciam-se em espermatogônias (46 cromossomos), posteriormente estas sofrem modificações transformando-se em espermatócitos primários, estes sofrem a primeira meiose transformando-se em espermatócitos secundários (23 cromossomos), estes passam pela segunda meiose, transformando-se em espermátides, estas sofrem diferenciação dando origem aos espermatozóides.
2- Descreva resumidamente a oogênese.
A ovogênese (ovulogênese ou oogênese)tem início na fase embrionária com a migração das células primordiais para a região dos futuros ovários, dando origem as oogônias, estas sofrem diferenciação em ovócitos (oócitos) primários (46 cromossomos), estes iniciam a primeira meiose, porém esta é interrompida na prófase devido ao nascimento. Apenas na puberdade o processo reinicia-se com o término da primeira meiose e formação dos ovócitos secundários (23 cromossomos), estes iniciam a secunda meiose, que somente será completada no caso de fecundação.
3- Faça uma breve descrição das regiões de um espermatozoide, citando a principal função de cada uma.
O espermatozoide é dividido em três regiões:
- cabeça: guarda o núcleo com os 23 cromossomos paternos e também o acrossoma, uma bolsa com enzimas digestivas utilizadas para romper a corona radiata e a zona pelúcida durante a fecundação;
- peça intermediária: rica em mitocôndrias que irão gerar energia para os movimentos do flagelo;
- flagelo: responsável pelo deslocamento do espermatozoide (movimento em chicote).
4- Baseado no gráfico abaixo correlacione os hormônios da hipófise (TSH e LH) e os hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona) com o ciclo menstrual e a ovulação.
O FSH e o LH são produzidos pela hipófise e agem em conjunto para promover o desenvolvimento e amadurecimento do ovócito, assim como sua liberação (“ovulação”) e