morango
Sesi
Extração de DNA
Caio Henrique Sales Bueno nº06
Suzano
2014
Introdução
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que coordena toda a atividade celular. Foi ignorado durante muitos anos, após sua descoberta, uma vez que se pensava que eram as proteínas nucleares que continham a informação genética.
A estrutura do DNA é de dupla hélice (duas cadeias) onde, as pentoses são ligadas através das bases nitrogenadas e dos fosfatos.
O mesmo tem como função a herietariedade e o controle da estrutura da atividade celular.
A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: Adenina, citosina, guanina e timina.
Neste experimento, será usado para a extração de DNA, o morango. Uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem a extração de DNA, porque são muito macios a fáceis de homogeneizar. Além disso, os morangos possuem muito DNa: eles possuem 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos (octoplóides).
Objetivo
Extrair e identificar o DNA do morango.
Materiais
- 1 saco plástico tipo “zip loc” - 1 morango (fresco congelado ou fresco)
- 10 ml de solução de extração de DNA
- Aparato filtrante: 1 filtro de papel com funil ou filtro de pano ou gaze
- Álcool etílico gelado
- 1 tudo de ensaio limpo
- 1 palito de madeira
Procedimentos
1 – Coloque um morango, previamente lavado e sem as sépalas (as folhinhas verdes) em um saco zip loc.
2 – Esmague o