moral
Para Aristóteles feliz é aquele que escolhe o mais adequado para si. Se soubermos fazer escolhas racionais em nossas vidas, então alcançaremos a felicidade. Todos nós buscamos felicidade, mas ela vem apenas para aqueles que são excelentes, ou seja, que possuem bom caráter. Ser excelente significa ter a força de vontade guiada pela razão, ter força de espirito e possuir boa conduta.
Segundo Kant, para agir de forma ética devemos seguir dois critérios, que são: o imperativo categórico e agir sem inclinações. O imperativo categórico é uma lei moral que diz para agir de tal forma que a tua ação se transforme em uma lei universal, ou seja, se todas as pessoas fizerem isso sem problemas para a humanidade então o ato é ético. Agir sem inclinações é o mesmo que agir sem interesse, ou então agir sem “segundas intenções”.
A teoria ética utilitarista pede para fazermos uma relação de equilíbrio entre o bem maior e o mal menor. Seu foco são as consequências da ação, ou seja, o resultado. Diz que nossas