Moral: o bem e o mal
No entanto, o existir da moral não que dizer que ha a clara figura de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, ela examina e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência, ela é uma reflexão que questiona, problematiza e interpreta o significado dos valores morais. Enquanto uma é teórica e reflexiva ( ética), a outra e visivelmente pratica (moral).
Para uma visão mais detalhada entre a diferença da moral e da ética, moral são valores construídos com o decorrer do tempo, julgando o que é violência e crime, e o que considera ser o bem e o mal, isto é, seguimos e somos constituídos pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para futuramente reproduzirmos tudo o que é proposto como bom.
Dessa forma, os valores e os deveres ficam em destaque, existem por si em si mesmo, parecem ser naturais, sendo assim, recompensados quando os seguimos e punidos quando os desacatamos. Em outras palavras, ética e moral, estão se referindo ao conjunto de costumes de uma sociedade, e que, são consideradas por seus membros como valores e obrigações. Mas essa atribuição tão grande de significação se dar pelo simples fato de que, os costumes são seguidos por gerações e gerações e criados antes do nosso nascimento, formando o eixo da sociedade em que vivemos, tornando-se então algo inquestionável e quase sagrado.
Já a ética considera também o sujeito consciente constituído por obrigações e valores que formam o assunto das condutas morais, realizadas pelo sujeito moral. Na conduta ética é preciso que haja o agente consciente, isto é, aquele que sabe diferenciar ´´tudo´´ o que é oposto (bem e