Moral - Discernimento Moral
Professor: Atilio
Curso: Arquitetura e Urbanismo
1- O que se entende por “processo de moralização” da vida humana?
R: Processo de moralização da vida humana é a assimilação dos valores e normas morais, que orienta as pessoas a tomarem suas decisões pessoais, transformando os valores objetivos em atitudes ou comportamentos pessoais. O processo de moralização da vida humana se orienta pelo discernimento moral.
2- O que é o discernimento moral?
R: O discernimento moral é uma reflexão consciente e atenta para agir, que procura levar as pessoas a refletirem sobre qual é seu dever moral, qual a atitude mais sabia a se tomar ou ainda qual é a vontade de Deus a partir dos valores morais fundamentais.
3- Qual é o papel ou função do discernimento moral no processo de moralização da vida humana?
R: O discernimento moral realiza a integração das dimensões subjetiva e objetiva da moral, para constituir o comportamento moral perfeito para a vida.
4- Como a moral tradicional entendia a função do discernimento moral?
R: Para a moral tradicional, o dever moral objetivo estava expresso pelas leis e normais morais explicitadas com detalhes nos manuais de teologia moral. A função da consciência consistia em aplicar a lei à situação particular mediante a função do “juízo moral”. Com isso, a consciência não tinha a originalidade nem a criatividade responsável, mas apenas a repetição estereotipada das normas e leis. No Maximo, ela tinha que julgar a aplicação da lei em casos duvidosos de conflitos de obrigações ou de particular dificuldade no cumprimento da lei. Mas, o espaço de decisão criativa era praticamente nulo, pois os critérios de decisão estavam definidos pelo conceito de epiqueia e pela teoria dos sistemas morais casuístas. Assim, a consciência tinha apenas que seguir as regras da epiqueia e aplicar os critérios dos sistemas morais.
5- Como se entende a função