Morada nova
APTIDÕES - Produção de carne e peles de alta qualidade. Ovelhas muito prolíferas.
ORIGEM DE CRUZAMENTO - A raça Morada Nova é originária do Nordeste do Brasil, segundo alguns autores a referida raça descende dos carneiros Bordaleiros de Portugal, trazidos para o Brasil na época da colonização, outros citam que esses animais teriam vindo da África, provavelmente na época do tráfico de escravos, e de acordo com Facó et al. (008) é muito provável que a raça Morada Nova tenha contribuições tanto de carneiros ibéricos quanto africanos, tendo os descendentes destes se ajustado às condições ambientais do Nordeste.
CARACTERISTICAS:
CABEÇA - Larga, alongada, perfil sub-convexo, focinho curto bem proporcionado, orelhas bem inseridas na base do crânio e terminando em ponta; olhos amendoados.
PESCOÇO - Bem inserido no tronco, com ou sem brincos.
CORPO - Linha dorso-lombar reta, admitindo-se ligeira proeminência de cernelha nas fêmeas.
- Garupa curta com ligeira inclinação.
- Cauda fina e média; não passando dos jarretes.
MEMBROS - Finos, bem aprumados, cascos pequenos e escuros.
PELAGEM - De acordo com a variedade.
a)Variedade Vermelha - Pelagem vermelha em suas diversas tonalidades; cor mais clara na regiãio do períneo, bolsa escrotal, úbere e cabeça. A presença de sinais pretos não desclassifica. Pele escura, espessa, elástica e recoberta de pêlos curtos, finos e ásperos. Mucosa escura. Cauda com ponta branca.
b)Variedade Branca - Pelagem branca, sendo permissíveis mucosas e cascos claros. Pele escura, espessa, elástica e resistente.