Montesquieu e Smith
Trabalho em dupla sobre Montesquieu e Adam Smith
1. Como Montesquieu define liberdade e por que ele considera que só existe liberdade se for limitada? Exemplifique com caso(s) concreto(s) de liberdade e falta de liberdade na sociedade brasileira atual.
Montesquieu define liberdade como sendo o direito de fazer tudo o que as leis permitem. Porem, ele considera que so extiste liberdade se for limitada, uma vez que para que não haja abuso do poder, e necessario que o “poder freie o poder”. Ou seja, deve-se ter sempre em mente o que e independencia e o que e liberdade. A liberdade e o direito de fazer tudo o que as leis permitem, mas se um cidadao puder fazer tudo o que as leis proibem, não havera liberdade, porque os outros tambem teriam tal poder. Alem do mais, não existira liberdade se o poder de julgar não estiver separado do poder legislativo e do executivo, pois se estivessem ligados, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadaos seria arbitrario, já que o juiz tambem seria o legislador e poderia ter a forca de oprimir.
Um exemplo bastante aparente de falta de liberdade no Brasil encontra-se nas regioes marginalizadas das grandes metropoles. Um trabalhador que mora numa regiao dominada pela milicia não tem a liberdade de, por exemplo, comprar gas ou pegar um transporte alternativo que não pertenca ao grupo dominante local. Ou seja, o conceito de liberdade de montesquieu não esta sendo exercido nesta ocasiao, já que a policia ,que deveria garantir a seguranca dos moradores em relacao ao traficantes, acaba se tornando ela mesma parte de um sistema corrompido, no qual agrega o poder, restringindo direitos permitidos pela legislacao brasileira, em prol de si proprios. Vale destacar também que, estamos exemplicando através de um poder ilegítimo, que parte dos traficantes e consequentemente dos milicianos.
Por outro lado, um exemplo de existencia de liberdade na sociedade brasileira atual pode ser