MONTES CLAROS
Relatório Técnico
Agosto de 2013
Montes Claros
RELATÓRIO
Visita Técnica realizada no centro histórico de Montes Claros – MG dia 24 de agosto de 2013, com o objetivo de apresentar o patrimônio cultural da cidade, promovendo interação, entretenimento e desenvolvimento acadêmico.
Visitamos vários casarões antigos, passeamos pelas praças, escola, e igrejas. Apesar do dia escolhido ser um pouco conturbado pelo grande movimento de carros e pessoas que vem ao centro fazer compras, passeios, etc, não fomos impedidos de apreciar e visualizar o entorno cultural de Montes Claros.
Abaixo segue algumas fotos e breve histórico das edificações visitadas.
Casarão da Fafil: É um dos casarões mais antigos da cidade, foi construído na segunda metade do século XIX, para residência e comércio e mais tarde foi utilizado como escola. A fachada possui características rústicas com estilo colonial , possui grandes portas e janelas e teto de madeira. Nas portas do segundo pavimento há a proteção de balcões com grades de ferro.Foi tombado em 28 de setembro de 1999, para instalação do Museu Histórico Regional.
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75 − Centro
Sobrado dos Versiane: Foi construído em 1812 e apresenta importantes elementos de referência do período colonial. Nele morou a família Versiani-Maurício, que participou ativamente da construção de Montes Claros, principalmente através de contribuições culturais.
Endereço: Rua Coronel Celestino, 99 − Centro.
Igreja da Matriz: Representa a origem histórica de Montes Claros, quando ainda era Arraial de Formigas.
Endereço: Praça Dr. Chaves − Centro.
Centro de Educação e Cultura Dr. Hermes de Paula: Fundado em 1979, tendo como principal fundador o escritor Hermes de Paula, o centro cultural desenvolve um importante trabalho de preservação e resgate da cultura montes clarense, promovendo eventos que