Montar um Folder
Como montar um Folder com dobra
Montando um Folder para uma transportadora
Folder é um material comum e de muito uso, mas ainda gera uma série de dúvidas, ou pior, surpresas ruins após impresso. A diferença do folder para o flyer é que o folder tem dobras, sendo assim é mais complexo de se desenvolver.
Existem alguns cuidados básicos para ter sucesso com seu folder:
Local da dobra
O folder que recebe 1 dobra é de fácil execução, e normalmente receber esta dobra no centro de forma vertical ou horizontal (a Capital Cartões não faz dobras diagonais).
Folder com duas dobras é mais complicado. A primeira vista, dividir o layout em 3 partes iguais seria a solução mais óbvia, mas não é. Temos que entender que ao fecharmos o folder, a parte interna será encaixada dentro do folder, se ela tiver a mesma largura das outras duas partes o folder não irá fechar corretamente, irá formar uma
"barriga".
Baixe o padrão Folder 21x29,7cm 4x4 cores e analise o arquivo e a imagem abaixo.
Podemos ver:
1. Linha onde o material irá receber o corte (refile), o corte é feito 3mm para dentro do material em todos os lados;
2. Margem de segurança, caso ocorra um deslocamento do papel o corte não irá prejudicar as informações que respeitaram este limite, a distância mínima é de 5mm de cada lado.
Se nosso padrão tem um tamanho total de 303mmx216mm, e irá receber um corte de
3mm de cada lado, então o tamanho final do material será 297x210mm, o formato A4.
Para se indicar o local das dobras, temos que levar estas informações em conta. Se meu tamanho final é 297mm de largura, preciso dividir este valor final em 3 partes, não posso me esquecer que uma dessas partes deverá ser menor, uma boa divisão é 97mm +
100mm + 100mm, ou seja, a primeira parte terá 97mm (esta parte ficará para dentro do folder), a segunda e terceira parte terão 100mm (ou 10cm).
Agora que sabemos o tamanho final com as dobras, devemos adaptar ao padrão com as margens de