Montagem de materiais para esterilização
Microbiologia geral: Montagem de Materiais para Esterilização
Montagem de Materiais para Esterilização
Relatório apresentado ao curso de biotecnologia do SENAI, como requisito parcial a obtenção de créditos na disciplina de Microbiologia Geral.
Belo Horizonte
2013
Introdução
Vários procedimentos de esterilização são utilizados para destruir microorganismos. A escolha do método depende principalmente da natureza do material a ser esterilizado.
As bactérias nas suas formas vegetativas são destruídas com certa facilidade pelos métodos comuns de esterilização. Porem as células vegetativas, os esporos de leveduras, os bolores e os esporos bacterianos constituem um grupo de organismos que apresentam maior resistência a ação dos agentes físicos, especialmente a temperatura. Por esse motivo é necessário altas temperaturas para destruir ou diminuir a presença desses microorganismos.
Um dos métodos utilizados para a esterilização dos materiais é a autoclavação que consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água sob pressão que produz a temperatura mínima de 121°C, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.
Objetivo Executar técnicas de preparo e montagem de material para esterilização, especificamente esterilização em calor úmido pela Autoclave, e conhecer o funcionamento da mesma.
Materiais e Reagentes * * EPI’S Jaleco Touca Máscara Luva
* Vidrarias 2 Erlenmayes 4 Placas de Petri 3 Pipetas Graduadas Bastão de Vidro
* Outros Materiais Papel Kraft Fita Crepe Fita para Autoclave Gase Algodão Hidrófobo Barbante Espátula Proveta Caneta Clips Aberto Tesoura
* Reagentes 1,88g de PCA