Mons SA
O artigo traz uma análise do filme Monstros S.A, sob a perspectiva das relações no trabalho, tratando de temas referentes às mudanças organizacionais, estrutura administrativa, estratégia empresarial e liderança. O objetivo é mostrar como uma boa administração nas organizações e o poder de inovação das pessoas podem elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional através da administração superior.
Palavras-chave: mudanças organizacionais, estratégia empresarial, liderança.
Os filmes estão sendo utilizados como importante recurso metodológico para a Compreensão e apreensão de alguns conceitos e teorias da Administração, bem como as relações humanas no trabalho. Por meio do uso de metáforas e imagens, a realidade vivida no cotidiano organizacional tem sido demonstrada através de ficções e desenhos, reforçando a percepção acerca desse universo.
A unidade de análise deste artigo será o filme “Monstros S.A”, produzido pela
Pixar filmes, e as diversas variáveis nele existentes que funcionam como mecanismos de identificação do sujeito com a organização. Considera-se esse um filme rico que favorece diferentes “leituras” a respeito de temas relacionados ao comportamento organizacional, tendo em vista uma série de situações vividas pelos personagens dentro de uma fábrica, sob dado contexto político, econômico e social. O recorte deste artigo será para aspectos da organização que facilitam a identificação do funcionário com ela. Entre eles, vivenciamos temas como a gestão de pessoas, a cultura organizacional, mudança organizacional e a liderança.
O objetivo da empresa é captar energia por meio do trabalho dos seus funcionários, que são especializados em assustar crianças. As crianças, ao se assustarem com os
Monstros gritam e esse grito é transformado em energia.
Para atender à demanda do processo produtivo, a fábrica conta com o trabalho de centenas de monstros, mas o grupo de elite é composto por dois deles: James