Monopolio
O que são monopólios?
E-mail Monopólios são cenários económicos em que uma empresa só fornece um bem ou serviço insubstituível num dado mercado. Essa empresa (monopolista) tem o poder de ditar os preços no mercado uma vez que não enfrenta concorrência. Nesse cenário, os consumidores são prejudicados, pagando um preço mais elevado do que pagariam caso houvesse concorrência. O monopolista, por sua vez, pode gozar de lucros anormalmente elevados.
Em termos económicos, os monopólios são prejudiciais ao desenvolvimento saudável dos mercados: não estimulam a inovação e não favorecem a fixação de preços justos. É da responsabilidade dos governos regular a concorrência dos mercados e prevenir a formação de monopólios.
Os monopólios podem ser causados por posições competitivas demasiado fortes. Por exemplo, a Microsoft tem uma presença tão dominante no mercado global dos sistemas operativos com o seu Windows que foi várias vezes acusada (e condenada) de práticas anti-concorrenciais. Várias outras empresas tentaram, sem sucesso, competir com a Microsoft neste tipo de produtos e só com a introdução de sistemas operativos 'open source' como o Linux, foi possível oferecer uma alternativa ao Windows.
http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-merc/2i.htm
OLIGOPÓLIO
Um outro caso de mercado mais realista é o oligopólio, visto que nas economias modernas, a estrutura de mercado mais freqüente é a de poucos participantes dominando o mercado, com diferenciação de produto muito forte, interdependência, com algumas vezes guerra-preço, e, quase sempre com guerra extra-preço.
Neste tipo de mercado a ganância e a inveja para a obtenção do lucro maior possível, em detrimento dos participantes do mercado, é uma constante, ao considerar que a eliminação dos riscos e da incerteza devem ser a primeira tônica para a sobrevivência no mercado de produção e venda de um ou alguns produtos.