monopolio
MONOPÓLIO
ACADÊMICOS: Adalton Cunha, Bruno Almeida, Amanda Bonfim,
Fredson Leal, Jonas da Silva, Lindomar Junior, Mikaele Lira,
Rayane Reis.
DISCIPLINA: Economia Rural
CURSO: Bacharelado em Agronomia
Monopólio
Conceitos:
Consiste basicamente em um modelo de estrutura de mercado em que uma única empresa supre todo o mercado. Significa, portanto, ausência de concorrência, estando a firma monopolista sozinha no mercado ou setor.
Definição :
É um modelo econômico de mercado, em que existe apenas um único produtor, não existindo, dessa forma, concorrentes ou rivais diretos e o produto oferecido no mercado não tem substituto próximo.
Monopólio
É a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor.
Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado.
Isto permite ao monopolista o controle de preços.
Condições de Monopólio
Dispor de uma tecnologia específica que permita à empresa produzir, com preços razoáveis, a quantidade necessária para abastecer o mercado.
Controle de um recurso indispensável para conseguir o produto. A empresa deve ter o direito exclusivo de produzir um bem ou serviço em determinada área.
Dispor do direito de desenvolver uma patente sobre o produto ou processo produtivo.
Monopólio
Do ponto de vista da sociedade, o monopólio traz consigo alguns efeitos indesejáveis do que aqueles oriundos da livre concorrência entre empresas: menor produtividade de bens e serviços e preços maiores.
Outra prática habitual dos monopólios é a discriminação de preços, que implica na cobrança de diferentes valores para os mesmos bens e serviços, dependendo de qual parte do mercado está comprando.