Monografia
A presente Monografia discorre sobre o estudo da fadiga. O seu objetivo é entender como as operações aéreas influenciam no desenvolvimento de fadiga crônica em tripulantes. O objetivo geral é compreender como este estado físico e psíquico compromete a atuação laboral dos aeronautas.
Na obra Trabalhador em Turno: Fadiga, o autor Marco Tulio de Mello entende que um sistema maduro de produção humana é aquele em que há comprometimento da classe patronal e a de empregados. Essa harmonia não deve se basear apenas em rendimentos financeiros de ambas as partes e sim, fundamentar-se na busca de conhecimentos que resultem na incorporação de conceitos plenos de respeito mútuo.
Quanto à metodologia empregada, registra-se que, o trabalho será desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico. Um método de observação sistemática será utilizado para analisar o ambiente em que estão submetidos os conceitos. E por último serão feitos estudos de casos relacionando o conhecimento adquirido e as escalas de trabalho dos tripulantes.
Para tanto, o Capítulo 1 apresenta a legislação em que está inserido o aeronauta e ainda, explica como as condições do ambiente interferem no exercício da função. O Capítulo 2 descreve sobre os tipos de fadiga e apresenta os problemas da aviação civil que resultam em fadiga para os aeronautas. O Capítulo 3 apresenta as soluções desenvolvidas para diminuir o comprometimento da fadiga em atuações aéreas traçando um paralelo com o Sistema de Gerenciamento de Fadiga criado pela Organização de Aviação Civil Internacional. No Capítulo 4 encontra-se a conclusão de todo o trabalho.
CAPÍTULO 1
“Um piloto de uma companhia aérea cancelou um voo, que sairia do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com destino ao aeroporto de Santos Dumont, no Rio de janeiro, após declarar aos passageiros que não tinha mais reflexo nem condições físicas para prosseguir viagem no comando da aeronave” (Neves, Marcio. UOL Notícias).
1.1 Legislação
Os