Monografia
Idelmar André Zanella/UNIOESTE/ iazanella@bol.com.br[->0]
Renata Camacho Bezerra/UNIOESTE/ renatacb@unioeste.br[->1]
Compreender a formação dos futuros professores de Matemática em meio a uma sociedade cada vez mais complexa que exige dos futuros docentes a constante busca por uma qualificação profissional que lhes dê parâmetros e condições para enfrentar as diversidades que surgem nos mais variados contextos que o mesmo atuará, é importante para entender o processo educacional. Acredita-se que quando se instiga o professor a ser um profissional que reflita sobre suas ações, procurando e criando novas formas e alternativas de ensino que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, este docente estará influenciando e contribuindo para o avanço e o desenvolvimento de uma educação com mais qualidade.
O futuro professor de Matemática precisa desenvolver no seu processo de formação as capacidades de auto-avaliar-se, de fazer reflexões, de ser crítico, de ser investigador, de ser pesquisador, de ser criativo buscando novas formas de ensinar a Matemática, além, é claro, de deter o conhecimento matemático que é imprescindível a este profissional. Acredita-se que através dessas características citadas estar-se-á almejando um profissional que tenha a preocupação de buscar sempre a qualidade para a sua atividade docente e que esteja preparado para as diversidades.
Assim, o presente trabalho tem como primazia inerente apresentar aos atuais e futuros licenciados em Matemática, sugestões de conteúdos matemáticos que podem ser explorados e contextualizados no e como o jogo de Xadrez e, quais as implicações educativas que o Xadrez pode trazer aos seus praticantes.
Sugestões de Conteúdos que Podem ser Explorados no Jogo de Xadrez
§ Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas ou pretas representam que fração do tabuleiro?); § Noção de simetria. (Posicionamento das peças para