Monografia
Vivemos em um mundo evoluído onde um dos pontos mais cobrados pelo governo é a educação, no entanto, apesar da enorme cobrança por parte deste e da matrícula no ensino fundamental ser obrigatória e gratuita, vê-se que nem sempre o número de crianças matriculadas bate com o de crianças que frequentam as salas de aula. Um dos motivos deve-se ao fato de ocorrer em algumas partes do Brasil (principalmente no nordeste) uma enorme evasão dos alunos em relação à escola.
Devido a este fato, surge uma pergunta: Qual o motivo que leva essas crianças a abandonarem a escola tão cedo e o que elas ganham com isso?
Um dos motivos é que muitas dessas não tem uma renda familiar favorável que lhes possa sustentar suas idas diárias à escola. Nisso, para ajudar suas famílias elas são incentivadas pelos pais a trabalharem para aumentar a renda da casa e assim se sustentarem, sendo em alguns casos até mesmo obrigadas.
A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Vale lembrar que a prestação de serviços ou desenvolvimento de atividade produtiva em que não são completamente preenchidas as condições legais estabelecidas para a existência da relação de empregos, por não ter o pequeno trabalhador, jornada definitiva, nem ser sujeito à ordem ou freqüência regular.
Mesmo que se partirmos do pressuposto de que estes adolescentes desenvolvem atividades durante o período de funcionamento da feira do Distrito Industrial, que em geral, perdura todo o período da manhã, no mínimo podemos inferir que estes trabalhadores se ocupam nada menos que cinco ou seis horas em suas atividades. Não considerando os motivos que os fazem trabalhar, por enquanto, e admitindo que esta concentração etária, assim como as outras, estudam pelo período da tarde, afora as que trabalham com quinze ou