Monografia
Em muitos trabalhos faz-se necessário a utilização do número de chamada, remetendo a uma nota de rodapé, tanto para explicar com mais entendimento algo, quanto para citar um autor (NBR 10520:2002). Porém, conforme a NBR citada (ver 6.2.2) o número de chamada pode ser feito entre parênteses no decorrer do texto ou situado um pouco acima do mesmo (em forma sobrescrita ou expoente), ex.:
a) Este exemplo pode ser feito, mas não é aconselhável. (1)
b) É o mais aconselhável tanto esteticamente, quanto em praticidade.1
No entanto será explicado como inserir o número de chamada exemplificado na alínea b) por denotar um Trabalho Científico (TC) mais profissional, sendo que o Word pode inseri-lo de forma sequencial e automática. O exemplo da alínea a) não é automático requerendo, do autor do TC, mais uma preocupação em não errar a sequencia numérica dos números de chamada.
Então, como fazê-lo de maneira correta e automática?
Para o Word 2007-2010 deve-se clicar na aba Referências e em Inserir Nota de Rodapé.
Porém, há um atalho muito mais prático, rápido e independe da versão do word que se está utilizando. É necessário a junção de 3 (três) teclas que são “Ctrl+Alt+F”.
No entanto para indicação correta do lugar onde pressionar as teclas citadas, bem como o procedimento correspondente para realizar a citação, deve-se observar a NBR supracitada e tomar o seguinte cuidado:
a) Se a citação for menor que três linhas, deve-se pressionar as três teclas após as aspas duplas, ex.: “O tempo madura todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio.”1
_____________
1Miguel de Cervantes.
b) Se a citação for maior que três linhas, realiza-se o procedimento descrito em “Como fazer Citações” e pressiona-se as três teclas ao término da referida citação, ex.:
A teleconferência permite ao indivíduo participar