monografia
Este Capítulo visa a importância de criar ambientes e condições de trabalho, priorizando a saúde para aumentar o rendimento dos colaboradores e, assim, incentivar a satisfação de todos.
1.1- A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA QVT.
O ambiente organizacional possui inúmeras descrições do local como um jeito único que o caracterize: a natureza dos negócios, as características do mercado, os valores da direção, o estilo gerencial; atividades operacionais, atendimento ao público, esforços de vendas.
Todos estes fatores criam o ambiente organizacional, resultado da interação de crenças e valores de fundadores com lideranças informais. Conhecer a cultura é o primeiro passo para compreender as especificidades do comportamento humano que caracterizam a organização. A mudança de cultura é um processo de natureza educacional e não se faz de forma automática ou em curto prazo.
Na língua portuguesa, o significado da palavra trabalho vem como “aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim”, ou, “atividade coordenada, de caráter físico e / ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento”, ou até mesmo como “trabalho remunerado ou assalariado, serviço, emprego”. (MINIDICIONÁRIO AURÉLIO, 1998, p. 503)
Segundo Bom Sucesso o significado da palavra trabalho é: A palavra trabalho, do latim tripalium, refere-se a instrumento de tortura utilizado para punir criminosos que, ao perderem a liberdade, eram submetidos a trabalho forçado. Nesta origem o trabalho era concebido como algo humilhante e desqualificante. (Bom Sucesso, 1987: 7)
Mais importante que uma denominação é reconhecer o trabalho como experiência de convivência sadia, de respeito e compromisso, na contribuição para a melhoria da qualidade de vida.
Sendo o trabalho parte integrante da vida, ocupando uma parcela tão significativa de tempo, que marca o nascimento de uma relação diferente entre o