Monografia
Neste mercado de constante mutação do mercado e das cooperativas, a administração deve ser, sistematicamente, repensada para quebrar os paradigmas e consolidar novos modelos de gestão. (pág.
As vantagens competitivas das cooperativas devem estar baseadas em suas formas de interação para com seus clientes – cooperados e mercado em geral e, não, simplesmente, nas leis que sustentam sua constituição. (pág. 4 2º parágrafo).
g) Qualidade total como premissa e não como objetivo a ser alcançado
Existe uma forte tendência no mercado comprador que é a gradativa exigência de certificação de qualidade total para os produtos e serviços que as cooperativas e empresas em geral colocam no mercado (pág. 12 6º parágrafo).
Se as cooperativas não acompanharem e, principalmente, não estiverem à frente desse processo irreversível, serão, naturalmente, alijadas do mercado.
Entretanto, as que forem as pioneiras nesse processo de forma bastante sustentada terão forte diferencial de atuação no mercado.
A remuneração por resultados deve refletir o valor da equipe ou da unidade organizacional quanto ao valor agregado aos resultados da cooperativa.
Pode-se considerar que a falta de otimizado nível de educação cooperativista representa o início do fim das cooperativas, pois, seguramente, elas não tem condições – tecnológicas, comerciais, de tamanho, financeiras etc. – para enfrentar os fortes concorrentes que estão cada vez mais atuantes no mercado. (pág. 27)
A possível solução para esse problema está sustentada em seis itens:
1) Cadastro de cooperados
Esse representa o principal instrumento de sustentação para a educação cooperativista, pois proporciona informações a respeito dos negócios do cooperado, seus potenciais de crescimento, bem como suas necessidades inerentes aos produtos, serviços e assistência técnica proporcionados pela cooperativa.
Com adequado e atualizado