monografia
O presente trabalho tem por objetivo primordial propor uma explanação à estética dentária, avaliar e considerar o conjunto de fatores que tornam e favorecem a estética de uma prótese fixa de dente anterior.
Dentre o desenvolvimento destacamos que nos dias atuais, o paciente tem consciência estética e expectativas de melhora no padrão de autoimagem, por isso há uma maior exigência do cirurgião dentista e do protético, que devem buscar harmonia, usar do senso artístico e dos princípios técnicos para a confecção de suas peças protéticas.
Devido a essa consciência estética a odontologia vem progredindo nos últimos anos, e ocorrem possibilidades de resultados cada vez mais satisfatórios ao paciente, inclusive tornando-se fator de melhora na autoestima das pessoas. Contudo para que o profissional do ramo obtenha o controle e manutenção e progresso desses resultados é necessário não só materiais que ofereçam biomecânica, biocompatibilidade e função, mas também artifícios que favoreçam a aquisição do efeito desejado, principalmente em reabilitações dos dentes anteriores, local em que a beleza é fundamental que tanto se torna objeto de desejo de muitos ou potenciais consumidores.
Desta forma, visando estabelecer a estética com materiais duráveis e biocompatíveis, é recorrente o uso de restaurações indiretas em metalocerâmica, para a substituição de um elemento dental anterior.
Porém vem sendo cada vez mais comum à substituição da restauração em metalocerâmica por restaurações totalmente livres de metal, que apesar de possuírem maior fragilidade e menor tempo de vida útil, possui estética mais favorável, estabilidade de cor, resistência ao desgaste, e biocompatibilidade. Alem disso “... novos sistemas cerâmicos com melhores propriedades mecânicas têm sido introduzidos no mercado.” (CARVALHO, 2012) e a comunicação entre o clínico e o técnico possibilita a realização de um trabalho satisfatório que inclui o uso de técnicas de preparo de boca e de