Monografia
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA
MANOEL EDUARDO DANTAS PEREIRA
RELIGIÃO E ÉTICA. DESFASENDO A CONFUSÃO
NATAL – RN
2003
RESUMO
De todos os ramos da Filosofia, nenhum me parece mais contundente do que a Filosofia Moral, ou Ética, no que se refere ao impacto pragmático sobre nossa civilização. Apesar da insensata opinião de que filosofia é uma área meramente abstrata e sem aplicação prática, a discussão sobre Ética, os modelos e formas de compreendê-la, bem como as possibilidades de realizá-la, têm tido resultado direto e decisivo em nossas vidas, uma vez que nossos modelos jurídicos e políticos estão completamente impregnados de conceitos advindos dessas reflexões teóricas, desenvolvidas ao longo da história da Filosofia e com mais determinante influência dos períodos Modernos e Contemporâneos.
Não só pela recorrência de nomes de filósofos famosos, como mesmo por certos conceitos comuns na Filosofia, como "Bem-Comum", "Igualdade de direitos" e etc. Nossas concepções legislativas contemporâneas, a exemplo da própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, refletem claramente o Iluminismo, tem forte teor Consequencialista, embora ainda tragam alguns conteúdos dentológicos e muito poucos Perfeccionistas. Envolvem até mesmo quantificações Utilitaristas, ainda que intuitivas, e dessa forma, é obvio, estão fortemente influenciadas, se não determinadas, por concepções advindas da Filosofia.
De fato, a Ética parece ser de todas as vertentes da Filosofia, a que mais está envolvida com o mundo. Sua discussão é e sempre serão atuais, seus problemas são os nossos problemas. Ela sem dúvida possui uma dimensão mais abstrata, onde se pode alegremente enveredar-se e perder-se nos labirintos metafísicos, mas isso não tira sua dimensão concreta. Por isso tudo, é um ramo que não pode pretender estar "fora do mundo", questiono até mesmo se é um ramo do "Ser" ou mais do "Devir". Nossas relações com outros seres humanos são