Monografia
Goiânia, Go.
2009
SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas – Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia - Portfolio.
Orientador: Prof. Wilson Sanches
Goiânia, Go.
2009
ATIVIDADE PROPOSTA
RESENHA CRÍTICA
1986 – “ TRABALHO: a categoria chave da sociologia?”, autor Claus Offe, publicado, em inglês, em Disorganized Capitalism: contemporary transformations of work and politics. Oxford, Basil Blackwell. Traduzido do inglês por Lucia Hippolito.
RESUMO DA OBRA
Este artigo é constituído de 12 (doze) páginas que traduz a visão do autor Claus Offe através de estudos a “sociedade do trabalho”.
Na primeira página, o autor inicia o artigo nos dizendo que as tradições clássicas da Sociologia burguesa e da Sociologia marxista compartilham a visão de que o trabalho constitui o fato sociológico fundamental; constroem a sociedade moderna e sua dinâmica central côo uma “sociedade do trabalho” (Dahrendorf, 1980. Guggenberger, 1982). Desprezando o conceito de uma “sociedade do trabalho”, como uma trivialidade sociológica, na medida em que o conceito se refere a uma “eterna necessidade natural da vida social” (Marx). É importante explicitar o papel específico representado pelo trabalho, pela divisão do trabalho, pelas classes trabalhadoras, pelas regras de trabalho, pela organização do trabalho e seu conceito correspondente de racionalidade na Sociologia clássica. A finalidade da teoria sociológica pode ser resumida, em geral, como o exame dos princípios que moldam a estrutura da sociedade programa sua integração ou seus conflitos e regulam seu desenvolvimento objetivo, sua auto-imagem e seu futuro. Século XVIII e o final da I Guerra Mundial os princípios organizativos da dinâmica das estruturas sociais, concluiu-se que ao trabalho foi atribuída uma posição-chave na teoria sociológica. O modelo de uma sociedade burguesa gananciosa, preocupada com o trabalho, movida por sua