Monografia
Laudelino Bispo Costa Filho∗ Laudelino Passos de Almeida∗∗ Sergio Pitangueiras Furquim de Almeida∗∗∗
Resumo
A forma mais produtiva de alocar recursos escassos sempre foi e será objeto de analise e discussão na sociedade e organizações; dentro da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia não poderia ser diferente. Sempre discutimos em caráter informal, a melhor maneira de priorizando a fiscalização de grandes contribuintes conseguirmos um melhor, sustentável e homogêneo incremento na arrecadação de ICMS, contribuindo com isso para o desenvolvimento social do nosso Estado. “Preserve suas forcas e energias concentrando-as no seu ponto mais forte. Ganha-se mais descobrindo uma mina rica e cavando fundo, do que pulando de uma mina rasa para outra – a profundidade derrota a superficialidade sempre”. Greene, Robert & Elffers, Joost,1998.
PalavrasPalavras-chave: Secretaria da Fazenda, Inspetorias, complexidade, arrecadação, fiscalização, dispersão, planejamento.
∗
Pós Graduado em Planejamento a Nível Estadual pelo CENDEC/SAREM, Pós-Graduando em
Auditoria Fiscal Contábil pela Universidade Salvador - UNIFACS, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia –SEFAZ.
∗∗
Pós-Graduando em Auditoria Fiscal Contábil pela Universidade Salvador - UNIFACS, Graduado
em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia –SEFAZ.
∗∗∗
Pós-Graduando em Auditoria Fiscal Contábil pela Universidade Salvador - UNIFACS, Graduado
em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia -SEFAZ.
2
INTRODUÇÃO
Atualmente assistimos o aumento significativo da carga tributária no Brasil.