Monografia
Sandra Maria dos Santos Gouvêa
Curso: Pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Educacional.
Disciplina: Gestão de TIC nas escolas / turma “C”
Professor: Alípio da Silva Leme Filho.
Atividade: Leitura, produção de dissertação.
“Texto: As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas”
Segundo o texto não temos um tipo de formação em TIC na educação, ou seja existe as TIC, mas na realidade quase nenhum docente tem total afinidade e habilidade para utilizar todos os recursos disponível de modo eficiente . Chegam às novas tecnologias, mas o método didático continua o mesmo.
Ao analisar o papel que as tecnologias têm desenvolvido na vida social, é necessário entender as condições sociais e culturais de seus contextos, esta observação se faz primordial para analise eficiente de todas as possibilidades que ela pode oferecer.
Segundo o texto a tecnologia não é boa nem má, o que fará com que ela seja eficiente ou não é a maneira hábil ou não que será utilizada, se for utilizada de forma eficiente abre um mundo de possibilidades.
As escolas e os docentes em sua grande maioria restringe o uso das TIC de modo tradicional e sem inovação, o que não da resultados, pois a evolução da tecnologia vai além de novos usos de equipamentos, mas sim ao comportamento dos indivíduos.
Ai entra o desafio das escolas de trazer para o seu contexto as informações presentes em tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas, o desafio de os docentes não serem apenas o usuário/telespectador.
A escola e os docentes para conseguirem usar de forma eficiente as TIC’s devem acompanhar a rapidez com a qual as informações chegam, é claro que talvez nunca estejam no mesmo tempo, mas devem estar o mais próximo possível.
Deveriam considerar a recepção individualizada que esta tecnologia pode oferecer e descobrir como utilizar em sala de aula, mesmo que a sala tenha 35 ou 40 alunos, com certeza