monografia - a inclusão do portador de sindrome de down no contexto familiar
Na formação da cidadania, a presença da Família acompanhando e auxiliando a Escola no processo de sensibilização e orientação da criança é imprescindível. A criança vai amadurecendo de forma salutar, porque o ambiente lhe oferece segurança e a devida proteção que necessita.
A infância é para ser vivida, no entanto, é preciso que a família saiba desde cedo como preparar o filho e conduzir sua educação, afinal ela começa no lar. Na escola, a professora dará continuidade. Entretanto, ambas precisam andar paralelamente, é o futuro dessas crianças que está em discussão.
Compete à Escola orientar a família sobre como auxiliar o aluno em seus estudos, além de apresentar claramente os princípios e metodologias da prática pedagógica, discutindo os papéis de cada sujeito, alunos, professores e pais, no processo de aprendizagem, para que possa assimilar bem, afinal, todos têm uma função importante na vida.
A Delimitação do tema visa investigar como a família pode contribuir para a aprendizagem da criança na escola, nas séries iniciais, uma relação tão delicada, já que a criança encontra-se em fase de desenvolvimento, por isso a necessidade de se buscar fortalecer o elo entre a escola e a família para que tenham um bom entrosamento.
O Problema do trabalho desenvolvido levanta o questionamento quanto à atuação da família na escola se pode ajudar nessa relação ensino-aprendizagem da criança nas primeiras séries do ensino fundamental?
A resposta é afirmativa, pois não basta colocar uma criança no mundo, é preciso que a sua infância seja acompanhada tanto pela Família, quanto pela Escola, só assim tornar-se-á um adulto com uma formação suficiente capacitada dentro dos moldes e princípios que só têm a agregar para que trilhe melhor os caminhos da vida que irá percorrer.
É fundamental a Família e Escola andarem ladeadas no processo educacional. Aparentemente, todos sabem do que se trata essa forte aliança. Todos têm uma família, quase todos já