Monografia totalmente pronta S vio
Valderramas e Hunger (2007) conceituam o breaking como uma dança com movimentos irregulares, que faz parte do coletivo dança de rua, um conjunto de estilos que se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, o que faz do corpo uma forma de comunicação.
A dança break é o mais puro estilo de dança Hip Hop sendo um dos elementos artísticos que compõem a cultura Hip Hop, aquele que é chamado de breaker que seria o mesmo que B. Boy ou B. Girl é o artista que dá vida à dança break, surgiu no início dos anos 60 como elaborações do modo de James Brown dançar na televisão (Alves e Dias, 2004).
A dança muitas vezes passa despercebida da pratica pedagógica do professor de Educação física, sendo o desenvolvimento desse conteúdo não concretizado nas aulas de forma sistematizada. De acordo com Magro (2002), a relevância da cultura Hip Hop na vida dos adolescentes pode promover o protagonizo de seu próprio processo educativo, deixando de serem agentes de um modelo social para serem autores de sua própria historia. Reconhecendo este adolescente como um sujeito capaz de formular ações reflexivas de suas próprias atitudes que nem sempre são eficazes como qualquer ação, mas que contribuem para a construção de uma pedagogia da liberdade que reforça os princípios de cidadania e justiça, que constituem uma sociedade democrática.
Portanto a pesquisa tem como objetivos verificar a importância do breaking associado à Educação Física Escolar como ferramenta para amenizar os problemas sociais, como também contextualizar a historia do movimento/cultura Hip Hop em uma visão critica, incentivando reflexões