Monografia sobre gestão educacional
O tema abordado “gestor como mestre de mudanças” visa destacar a necessidade que o gestor tem em inserir-se na liderança. Ser um líder, alcançar mudanças, fazer-se ouvido, desempenhar com eficácia a sua função.
Para que uma escola (organização) seja vencedora no atual mundo competitivo é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
A liderança na educação e em outras formas de organização está em falta, não significa necessariamente a ausência de elementos, mas sim, na de pessoas capazes de desempenhar com destreza, tal papel (gestor líder). Para tanto, se faz necessário que o mesmo,seja dosado de inteligência emocional, para resultar num líder eficaz e na produção de resultados positivos para sua equipe.
No Brasil têm-se verificado uma onda "pela qualidade". A mídia volta ao assunto constantemente, a empresa nacional está se interessando também pelo tema e, recentemente, a escola se abre, pelo menos, para ouvir. O fenômeno é positivo e o discurso que o acompanha também. Diga-se o mesmo no que se refere à gestão participativa.
A importância do desenvolvimento desse tema se dá pelo fato de que atualmente o que se vê em termos de qualidade no ensino em escolas, mostrado inclusive pela mídia é que a principal estratégia a ser utilizada para a melhoria na qualidade do referido ensino está na gestão. Não se podem conseguir resultados revolucionários de qualidade fazendo o que tem sido feito. E diante disso pergunta-se, onde fica o papel do gestor? Com a revolução da educação tendo de ser travada na escola, via gestão, a liderança do diretor (hoje, denominado gestor) é o fator crítico individual mais decisivo do sucesso ou do fracasso do empreendimento.
O objetivo geral desse trabalho é compreender o papel do gestor nas mudanças para a construção da identidade escolar. O objetivo específico é identificar os estilos de gestores e o modelo de participação dentro do contexto escolar.
CAPÍTULO I
LIDERANÇA