Monografia Manjerição Planta Medicinal
! Nome popular: Manjericão
! Nome científico: Ocimum basilicum L.
! Sinonímia popular: Manjericão-Grande, Alfavaca
! Histórico e indicações de uso pelo conhecimento popular: O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos onde teve origem, gregos, egípcios e romanos.
Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deusVishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários e medicinais. Na medicina tradicional, é usado como planta medicinal. As suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
! Constituintes fitoquímicos: as folhas são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B(1, 2, 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro).
Possui taninos, flavonóides, saponinas, cânfora, e o ólero essencial contendo metil-chavicol, metil-cinamato, eugenol, citral,linalol,cineol, timol, cânfora ,taninos e pireno.
! Ação
e
propriedades
farmacológicas:
antiespasmódica,
digestiva,
vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.
! Indicações fitoterápicas: infercções da pele, infecções das vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo, depressão, distúrbios de apetite
! Contraindicações e precauções no uso: O manjericão está contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de 12 anos e em mulheres em fase de lactação.
! Toxicidade e efeitos colaterais: Os efeitos colaterais do manjericão incluem reações alérgicas.
! Dosagem e duração da administração: para dissolver as aftas ou madurálas (já vimos receitas contra elas aqui), moa as