MONOGRAFIA GUSTAVO PENNA
Arquitetura e Urbanismo
GUSTAVO PENNA Biografia e Obras
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II
Ana Caroline Nascimento
Gabrielle Prado
Juliana Bellini
Lara Mendonça
Marina Melo
Thalyta Buscariolli
BIOGRAFIA: Expoente da arquitetura mineira desde os anos 1980, a obra de Gustavo Penna é significativa para a arquitetura contemporânea nacional.
Nascido em abril de 1950, Gustavo é graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1973, onde depois se tornou professor no período de 1977 a 2009. No mesmo ano de sua formatura, constituiu seu escritório que recebe seu nome. Projetou diversas obras, dentre elas o prédio da Rede Globo Minas, o Expominas, o Museu de Congonhas, a sede da Escola Guignard, além de vários projetos residenciais. Também realizou obras de cunho urbanístico, como a intervenção na orla da Lagoa da Pampulha e na área da Praça Sete, os pontos mais conhecidos da capital mineira.
É duas vezes finalista do World Architecture Festival, com as obras Memorial da Imigração Japonesa e Casa Manacás. Projetou, entre outros, a Escola Guignard, considerada uma das 30 obras arquitetônicas mais relevantes do país, os edifícios da Band em Belo Horizonte e São Paulo, o Monumento à Liberdade de Imprensa (Brasília) e o novo Mineirão.
RESIDÊNCIA MANGABEIRAS, BH (2002)
Na casa, a montanha e a cidade são enquadrados pela câmera do arquiteto. Na obra de Gustavo Penna, está sempre implícita uma relação visceral com o terreno e a paisagem.
Ele faz uma literal reverência à paisagem: a curva que insinua um cone no muro frontal dá liberdade para que ali cresça uma árvore.
Moradia urbana implantada entre a montanha (mais próxima) e a cidade (mais distante), ela representa figurativamente uma câmera com a qual Penna buscou captar esses dois cenários grandiosos. “A serra do Curral define Belo Horizonte, é