MONOGRAFIA FINAL
De maneira geral, podese afirmar que qualquer agressão sofrida pelo ser humano é interpretada como violência. Cada forma de violência com suas definições e conceitos específicos. Todos os indivíduos estão sujeitos a qualquer um desses tipos de violência, mas, as mulheres geralmente são o alvo da maior parte das agressões. Devido aos danos causados sobre as mulheres, além da morbidade, algumas vezes também pode haver a mortalidade. Em consequência disso, passou a ser considerado como um típico problema social no mundo todo.
Historicamente as mulheres são as principais vítimas das ações violentas, fator este, ainda mais agravado pela cultura de uma sociedade predominantemente machista. Por isso, a violência imposta sobre as mulheres passou a ser considerado como um problema de saúde pública.
Entres os tipos de violência causados sobre a mulher, a Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006 define cinco formas de violência. A violência física, a violência moral, a violência patrimonial, a violência psicológica e a violência sexual. Porém, a violência sexual, pode ser considerada como a forma de violência mais desumana e dolorosa que existe, pois, além de prejudicar a sexualidade da
8
mulher, também possibilita outras formas de violência. Além de trazer graves